quinta-feira, 2 de julho de 2009















Escritora ubatubense lança projeto para incentivar escrita entre jovens


A escritora Silmara Retti, autora do livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?” (Editora Parêntese) está lançando um projeto de incentivo à leitura e à escrita, junto aos jovens estudantes de Ubatuba. Por meio desse projeto, Silmara visita as escolas, mostra algumas de suas crônicas e sugere um tema para que os alunos desenvolvam durante a semana. Os interessados podem solicitar a palestra pelo telefone (12) 9206-5878. A idéia é promover um concurso a cada três meses, publicando os melhores textos, com fotos dos autores no blog da escritora (silmararetti.blogspot.com). O projeto de nome “Psiu!” busca chamar a atenção dos jovens para este hábito, que além de ser muito saudável, pode se tornar profissão. Por isso, Silmara pretende levar às escolas diversos profissionais que trabalham em áreas relacionadas à escrita, como editores de livros, jornalistas e cronistas. Silmara já visitou duas escolas: a Escola Estadual Dionísia Bueno, no Perequê-Açu e a Escola Municipal Mário Covas, no Ipiranguinha. Segundo a escritora, a intenção é levar o projeto gratuitamente a todas as escolas de Ubatuba. “O hábito de ler e escrever faz com que os jovens tenham uma visão diferente do mundo, estimula a imaginação e o raciocínio, além de ajudar a melhorar a autoestima. Eu comecei a escrever muito nova, com 11 anos e naquela época, tudo era mais difícil. Por isso, o mínimo que eu posso fazer, enquanto escritora de Ubatuba, é abraçar essa causa e mostrar o quanto é bom escrever”, afirma Silmara. A estudante Priscila Bueno, de 17 anos, assistiu a uma palestra de Silmara e ficou encantada. “Minha família inteira leu o livro da Silmara e adorou. Eu já escrevia poesias, mas escondia, tinha vergonha de mostrar. Depois que conheci a história de vida da Silmara, pensei: por que não? Depois disso, fui classificada num concurso e pretendo continuar a escrever, cada vez mais. O incentivo da professora de literatura, Nirta Noronha, também tem sido muito importante.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário