domingo, 12 de julho de 2009

O queridinho do Chefão

















Quando Seu Maurinho perambulava pelos corredores do escritório com sua pose sacrossanta de deus do Trovão, trincava a carcaça de qualquer um e até a samambaia do xaxim pedia licença, só para sair de cena .
Eita homem complicado, sem papas na língua e de mal com a vida !
Rico por natureza e pé no saco por opção, era o chefe que todo o mundo queria bem longe dali, de binóculos , algemado e amordaçado apenas para não meter o pitaco no trabalho dos outros .
Era o primeiro a chegar e o ultimo a apagar as luzes...cheirando o ambiente a procura de um deslize qualquer , de um único motivo para dar aquele CRAUS gostosinho .O mais odiado, o mais ridículo e o mais paparicado de todos , porque ninguém tinha a audácia de lhe dizer na cara que sua boca cheirava urubu com batatas, que seu cabelo parecia um miojo aguado e que não passava de um pão de queijo gigante .
Ninguém lhe dizia um quilo de verdades e quando Seu Maurinho virava as costas, se borravam de puro medo .
Mas o frescão nem se incomodava com os tititis que zumbiam ao seu redor .Banana para eles !
Todo chefe é assim: BOBO .
Só que na vida uns nascem para mandar e outros para obedecer .Não tinha culpa se era um homem rico, culto e extremamente poderoso .Alguém tinha que dar as ordens naquela mufunfa e por azar no destino, ainda era ele o manda-chuva do pedaço .
Amigos nunca teve .Se tivesse talvez não cairia na indecência de usar terno de crochê com gravatas de bolinhas .Mulher, só a mãe e ainda assim sumiu do mapa .
Dizem até que ele era donzelo, mocinho e cheio de pudores .
Então só de birra descontava seus traumas de encalhado no corredor do escritório fazendo tremer o teto .
Seu Maurinho sabia que queriam lhe arrancar o couro e se fazia de morto .Sempre foi um homem sozinho, sem ninguém e somente assim se sentia vivo , forte e temido entre os mortais .
Talvez se algum dia não comentassem sobre ele, ficaria até doente .Ai sim seria a hora de pendurar as chuteiras .
Dona Nica já lhe passou uma cantada, Dona Luiza se mordia toda só de ouvir a sua respiração ...mas ele era duro na queda e se fazia de difícil .
Decerto não queria perder a virgindade com uma velha qualquer, se guardando para um grande AMOR . Porém os seus dias de reinado estavam por um fio .
Bozolino era o novo funcionário do escritório e não tinha medo de nada , aliás, achava que o chefão era um Zé Mané do caramba e só queria se aparecer .
Nem dava pelotas para o bruxo brega e ia trampar com bermudinha de surfista dando altas gargalhadas com a roupa de gala do patrão ca-fo-ne-te .
Tava para nascer quem tapasse a boca daquele descarado que não tinha um pingo de respeito .
Seu Maurinho era corintiano roxo . Até as pedras sabiam e Bozolino fazia questão em aparecer vestindo o uniforme do Palmeiras.Seu Maurinho sempre foi vegetariano e Bozolino improvisava uma churrasqueira na área de serviço, só para tostar uma lingüiça esperta .
Tá louco, o chefão olhava tudo por rabo de olho , mostrando os dentes irado e depois sumia atrás da pilha de documentos .Ele sim tinha medo de Bozolino e abaixava a cabeça todas as vezes que o moleque lhe encarava de frente .
Mas um dia o barraco desmoronou e foi o maior forrobodó do mundo quando Seu Maurinho atravessou o corredor feito um raio .
Desta vez Bozolino dançaria miudinho sobre as próprias tamancas . Ele havia pegado aquele descarado dormindo dentro do banheiro em horário de serviço, com gorro, cobertor e meias de tricô .
- Eu te mato, Bozolino !
O escritório todo pagava pra ver, trepados nas muretas da sala , apesar que o moleque jogava dominó no canto da mesa . Não mexeu nem o branco do olho , nem se incomodando para não perder a concentração no jogo : parecia que tava macumbado !
De repente foi convidado num urro de guerra a comparecer no reduto do patrão .Pronto, agora Bozolino tava frito !
Fechou a porta da sala e silêncio total .Nem um piu no congá ...Era só um cochicho daqui e um sussurro dali .
Foi quando Seu Maurinho começou a gritar e Bozolino gritava também ...Cada vez mais alto .
- Acodee ! Acho que tão se pegando .
A galera do escritório invadiu a área com tudo e meteram o pé na porta, encontrando Seu Maurinho todo descabelado em cima da mesa , gritando :
- Truco !
Enquanto Bozolino palitava os dentes comendo batatinhas em conserva .Daquele dia em diante foi só alegria : de manhã jogavam baralho, na hora do almoço o dominó e de madrugada Seu Maurinho se empolgava com o jogo da velha .A velha louca , com Bozolino .
Agora o patrão assobiava alto com sua bermuda frouxa , chinelos de dedos e com a camisa nova do Palmeiras , virando a casaca em dois tempos .
Mudou de estilo, de jeito e de vida .Dizem as más línguas que estava apaixonado .Não interessava por quem; segredinhos de Maurinho .
Bozolino ria para o vento, deitado na cadeira do poderoso chefão, lendo gibi , espremendo as espinhas do rosto e crente que não existe Fera Ferida, porque todo bicho indomável esconde lá no fundinho uma bicha mansa, carente e prontinha para dar aquele BOTE !

Silmara Retti

Nenhum comentário:

Postar um comentário